Implantes Dentários

Implantes Dentários

O Dr. Edalat acabou seu curso de especializacao em Implantodontia pela Faculdade De New York Centro de Odontologia (New York University Dental Center) em 1998. E desde entao fica atualizado nas novidades deste ramo complexo araves de palestras, e literaturas de pesquisas e sciencia de Implantodontia. Ele segue tratamentos de implantes baseados em pesquisas documentadas e tecnicas comprovadas internacionalmente. Em 2006 a 2008 ele fez mais cursos de Implantes ambos em cirurgia e protetica no USP.

Antes Depois

Em Implantodontia a falta de dentes são substituídos hoje, sem a necessidade de uma prótese dentária convencional. Avançadas técnicas odontológicasfizeram fácil para resolver o problema com implantes de titânio que ancoram no osso. Os implantes são um dos melhores opções de tratamento para a perdado dente

Um fator essencial para obter resultados excelentes e a escolha de laboratorio de protese a qual vai confeccionar essas pecas delicadas de arte. Por isso o Dr. Edalat sempre trabalha com os melhores laboratorios de pais, assim garantindo o satisfaco total, tanto para o doutor responsavel quanto para os pacientes dele ! Atraves de um comunicacao comprehensivo ( usando fotos, videos, modelos de estudo, etc….) entre o dentista, paciente e o protetico conseguimos atingir resultados lindissimos e personalizados para cada um de nossos pacientes

O que são implantes dentários?

Antes Depois

Um implante dentário é semelhante a um parafuso de titanio que tem por funcao repor a raiz de dente para poder suportar o dente por cima. O implante é colocado no osso atraves de uma cirurgia e em seguida ha um tempo indicado de osseointegracao que varia entre 4-8 meses dependendo de densidade de osso entre outros fatores. E possivel realizar procedimentos de carga imediato de implantes ( eliminando a necessidade de esperar o prazo de 4 a oito meses de osseointegracao de implante) dependendo de qualidade e quantidade de osso disponivel, entre outros fatores. Os implantes dentários podem ser um método ideal de substituição de dentes para quem perdeu um ou mais dentes devido a um acidente, doença periodontal, cárie severa ou algum outro motivo.

Os implantes dentários melhoram a qualidade de vida dos nossos pacientes. A saúde geral de pessoa melhora devido a habilidade de mastigar melhor (especialmente alimentos mais duros como carnes e verduras, quais sao essenciais para um dieta alimentar saudavel). Os estudos tem mostrado que pacientes com um ou mais dentes perdidos tem maior tendencia de sofrer de malnutricao e suas consequencias como obesidade, devido ao aumento de alimentos mais macios porque sao mais faceis de mastigar como carboidratos quais acabam engordando o organismo ao longo do tempo, e eventualmente predispondo a pessoa a outras doencas como depressao, pressao alta, diabetes, entre outros….em fim ambos a qualidade de vida e a expetativa de vida vai diminuindo. Com o recuperacao de sorriso do paciente , ha um aumento de confianca que melhora ambos a vida social e professional de pessoa

Aqui estão algumas vantagens na substituição de dentes perdidos com implantes dentários:

Ajudam a manter o volume e densidade da estrutura óssea após a perda dentária, assim evitando perda osseo a qual afeta a estetica geral do rosto do causando envelhecimento precoce do individual deixando o com uma aparencia mais velha e debilitada.

Preservar a saúde dos dentes adjacentes, visto que não há necessidade de pontes. Dentes vizinhos não são alterados para suportar implantes dentários.

Melhorar a habilidade de falar, comer e sorrir com conforto e confiança

Elimina a necessidade de dentaduras des confortaveis e funcionalmente muito inferiores comparado a implantes. Alem disso as dentaduras causam o reabsoracao osseo (o osso vai diminuindo em volume e densidade ao longo do tempo) que no longo prazo pode resultar com uma pessoa que e um odonto invalido, quer dizer nao vai ser capaz de usar dentaduras devido a falta de retencao de protese e nem implantes sem precisar realizar varias cirurgias de enxertos de osso e enxertos teciduais Esses tratamentos sao causam grande disconforto e sofrimento ao longo do tratamento, o qual pode demorar bastante tempo para acabar.

Preservam o oclusao natural de dentes remanescentes, evitando o migracao dos dentes adjacentes

Melhor distribuicao de cargas mastigatorias, assim evitando a sobrecarga de dentes naturais.

Minimizar o risco de problemas com o articulacao tempromandibular.

Melhora de vida social, emocional e professional de individual.

Observacao: Embora implantes estejam considerado o tratamento ideal para muitos casos de rehabilitacao protetica. Ha varios casos quais podem ser melhor optar para um tratamento protetico convencional devido a diversos fatores subjetivos quais variam entre os individuos. O paciente deve ser consciente que nos tratamentos de implantes dentarios e comum precisar realizar uma ou varias cirurgias de enxertos de osso ou teciduais antes ou em conjuncao com o colocacao de implantes para adequar o fundacao de suporte de implante (que e o osso alveolar residual). E importante informar os pacientes que ha possibilidades de complicacoes e as vezes fracasso de cirurgias de enxertos devido a varios fatores entre eles fatores biologicas quais variam de um individual para outro. Nesses casos sera necessario refazer a cirurgia a qual vai prolongar o prazo de tratamento e encarecer o

tratamento pa a o paciente. Por causa de risco desses complicaoces e fracasso envolvidos nos casos de implantes e comum para o paciente decidir optar para um tratamento mais conservador e economico como proteses convencionais. Justamente por isso e critical para o cirugiao dentista explicar em detalhe todos os possiveis planos de tratamentos com os seus respetivos vantagens e desvantagens, para que ps pacientes podem csao informada e educado de plano de tratmento melhor para aquele caso unico de cada individual.

1. O Plano de Tratamento: O planejamento é a parte mais importante do processo, a qual pode levar varios dias para o dentista estudar, analizar e desenvolver atraves de raio-x convencionais e de imagens de tomografia computerizados, modelos de estudo e modelos diagnosticos, entre outros. Uma vez elaborado por Dr. Edalat o Plano de Tratamento Ideal vai ser apresentado ao paciente junto com outros planos de tratamentos alternativos, para que o paciente possa ter o informacao necessaria para decidir qual tratamento e a melhor para as circunstancias unicas de cada individual. Como ha mais de 54 fatores diversos envolvidos na analise de um Plano de Tratamento Ideal, as vezes implantes dentarias nao sao o tratamento ideal, pode ser que o paciente va ficar mais

confortavel funcionalmente e esteticamente com uma protese fixo convencional (tipo pontes e coroas) e gastar menos neste tipo de tratamento. Enfim, O elaboracao cuidadosa e inteligente de um Plano de Tratamento ideal e suas alternativas e essencial para o sucesso de tratamento no final e isso pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso dos casos.

2. A colocação do implante: o implante é primeiro colocado cirurgicamente no osso no local ideal. E comum precisar realizar uma ou varias cirurgias de enxertos de osso ou teciduais antes ou em conjuncao com o colocacao de implantes para adequar o fundacao de suporte de implante (que e o osso alveolar residual).

3. Cicatrizacao: na maioria dos casos, ha um período de cicatrização que varia entre 4 a 8 meses para permitir o ossointegração adequado implantes. Nesses casos os impalntes podem ser colocado em funcao imediatamente apos a colocacao de implante. Como estes casos tem maior chance de fracasso, o cirurgiao dentista deve estudar e analizar cuidadosamente todos os fatores envolvidos para minimizar os riscos de complicaoes e fracassos.

4. Restauração provisória:
se o implante dentário é em uma área facilmente visível, uma restauração temporária pode ser colocado para fins estéticos durante a fase de tratamento.

5. Colocação do pilar:
Apos a fase de cicatrizacao esta completa, o pilar de implante dentário é colocado para ligar o implante dental para a coroa de porcelana. Atraves de moldagens e ajuda de laboratorio de protese.

6. Insercao de protese dentaria.

7. Visitas periodicas de limpeza e manutencao.

O custo de tratamento de implantes depende de varias fatores como: A experiência e conhecimento técnico do dentista, a qualidade do material utilizado (para durar no médio a longo prazo seja vinte anos a mais&) e a experiência e conhecimento tecnico de protético do laboratório.

No mercado Santista os valores para realizar um cirurgia de um implante varia entre R$1.300 a R$3.000 e a parte protetico ( o dente por cima de implante) varia também entre os mesmos valores.