Tratamento Do Canal

O tratamento do canal de um dente consiste na retirada da polpa do dente encontrado na camara do nervo e nos conduites localizados nos raizes do dente. A polpa e retirado devido a varios fatores como extensao de caries dentaria invadindo a camara do nervo, portanto causando um infeccao no local, ou o dente pode ter sofrido um trauma resultando no pulpite irreversivel , entre outros razoes. Uma vez a polpa/nervo e retirada o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

– Dente quebrado
Cárie profunda
Dano ao dente, como um trauma forte

Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pús na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor, e as vezes o infeccao pode espalhar ao resto do corpo causando complcacoes severos ate fatais.

Como segue um tratamento do canal?

O tratamento de canal é realizado as vezes numa visita ou pode necessitarvarios visitas, dependendo do caso.

O tratamento segue assim:

Primeiramente, é feita uma abertura na coroa de um dente.

Em seguida a polpa infeccionada é removida, o espaço pulpar e os canais são removidos, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. Os canais sao disinfectados com um solucao de hipoclorito de sodio, entre outras medicinas.

Na proxima visita, a restauração temporária é removida e o dente esta avaliada vendo se for adequado acabar o tratamento de canal nesta visita ou colocando mais remedio e esperando mais uma semana. Na visita final a cavidade da polpa e os canais são preenchidos. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.

Na etapa final, uma coroa é geralmente indicado sobre o dente para restaurar seu rigidez original e uma estetica natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Os pacientes devem ser informados que as vezes o dente tratado pode ficar infeccionado de novo e precisa ser retratado. O retratamento pode ser um tratamento de canal rotina ou uma cirurgia apicoectomia realizado no apice de raiz para remover o infeccao localizado nessa area.