Harmonização Facial

Toxina Botulínica:

CONHEÇA A HARMONIZAÇÃO FACIAL, A NOVA TENDÊNCIA EM TRATAMENTO ESTÉTICO

A harmonização facial é uma verdadeira tendência no mundo inteiro, cada vez mais pessoas adotaram essa técnica já que é menos invasiva que uma cirurgia plástica. Trata-se de um conjunto de intervenções estéticas que objetivam justamente o que o próprio nome transparece, harmonizar as linhas do rosto.
Uma das grandes razões para essa abordagem em tratamento de beleza ter ganhado tanta popularidade é justamente o fato de não ser uma cirurgia, ou seja, não há cortes. Dá para conquistar a aparência que você sempre quis sem precisar fazer uma parada no centro cirúrgico.
É uma técnica que utiliza as próprias proporções da face para realizar as mudanças. Ao preencher determinadas áreas do rosto, outras diminuem proporcionalmente, falaremos mais a fundo sobre como funciona a harmonização facial à frente. O conceito de beleza é algo procurado por gerações e em diversas culturas e, apesar de ser um conceito relativo, existe algo bastante atrativo em traços mais equilibrados.
Vale a pena ressaltar que o objetivo desses procedimentos não é realizar mudanças drásticas na aparência do indivíduo, mas sim ressaltar a beleza natural que o mesmo tem. E o melhor é que mulheres e homens podem aproveitar os benefícios desse tratamento.
Já é possível realizar a harmonização facial junto a Clínica Beautiful Smile idealizada pelo Dr. Arya Edalac, um exímio dentista que atua em Santos no estado de São Paulo e em Nova York, nos Estados Unidos. Trazendo técnicas, equipamentos e materiais diretamente dos EUA, você tem a certeza de estar trabalhando somente com o que há de mais novo na área!
Curioso para saber como o tratamento de harmonização facial funciona? Continue lendo esse texto e descubra tudo sobre o assunto!

AFINAL, O QUE É A HARMONIZAÇÃO FACIAL?
O grande objetivo da harmonização facial é encontrar o equilíbrio ideal entre as regiões do rosto, a exemplo do nariz, queixo, maçãs do rosto (região malar) e assim por diante. Esse é o resultado esperado da técnica, mas como ela funciona?
Bem, trata-se de um preenchimento feito com ácido hialurônico e toxina botulínica (o famoso Botox), a depender do objetivo da aplicação, em determinada área, isso em associação com outros métodos como lasers, radiofrequência, etc.
Sendo assim, quando se fala nesse tipo de procedimento, não há como saber se antemão qual a abordagem que será empregada pelo profissional, tudo dependerá dos objetivos finais do tratamento.
Como já foi comentado anteriormente, essa abordagem não objetiva causar mudanças extensas na face do indivíduo, a exemplo de corrigir todas as rugas e outras imperfeições. Elas serão sim tratadas, contudo, a depender da extensão não deixarão de existir.

PROCEDIMENTO DEMOCRÁTICO
Esse procedimento pode ser realizado por homens e mulheres de qualquer idade, mesmo quando já há perda óssea e de colágeno, no caso das pessoas mais velhas. Sendo assim, um grande número de pessoas poderão aproveitar os inúmeros benefícios que a harmonização fácil tem a trazer.

Então aqui vem a pergunta, todo mundo pode fazer a harmonização facial?
A resposta prática para essa questão é sim, contudo, em casos de flacidez extrema da face é necessário uma outra abordagem. Como falamos anteriormente, a harmonização facial não tem o objetivo de realizar mudanças drásticas na face, nas situações mencionadas, seria necessário uma cirurgia estética como a de lifting facial ou rinoplastia.
Também existem outras situações limitantes como a utilização de lasers em indivíduos que têm vitiligo. Dessa forma, é necessário uma avaliação geral do estado de saúde do indivíduo que deseja submeter-se a esse procedimento.
Apesar dessas limitações, grande parte dos indivíduos pode realizar a harmonização facial sem maiores problemas. Inclusive, podemos falar que esse é um procedimento democrático justamente por conta disso!
Além de inúmeras pessoas poderem realizar o procedimento com segurança, por ser um procedimento mais simples, a harmonização será uma alternativa mais barata, na maioria dos casos, do que as cirurgias mais definitivas como o próprio lifting facial que mencionamos.
Ademais, ao poder contar com materiais, técnicas e equipamentos de ponta trazidos direto dos Estados Unidos. Na clínica Beautiful Smile, você terá a certeza de contar com um dos melhores dentistas em santos para conseguir os resultados que você deseja a longo prazo.
Agora, vamos conhecer mais a fundo os procedimentos envolvidos com o procedimento de harmonização facial! Tá curioso? Não pare de ler agora e descubra tudo o que pode ser feito por você.

COMO É O PROCEDIMENTO DE HARMONIZAÇÃO FACIAL
Quando se falam de procedimentos estéticos, muitas pessoas já tem uma repulsa natural ao pensar em cortes, tempo de recuperação gigantesco ou mesmo o medo de que algo dê errado.
Contudo, quando se trata da harmonização facial, não há cortes ou outros procedimentos traumáticos. Tudo é realizado com seringas, agulhas e pequenas cânulas com anestesia local e sem a necessidade de visitar o centro cirúrgico e anestesia geral.
Primeiramente, precisamos deixar claro que não se trata de um procedimento para conquistar o rosto que você sempre quis, mas sim de uma série de procedimentos que juntos, te ajudarão a chegar no resultado final. A seguir, falaremos mais sobre todas essas técnicas:

AS TÉCNICAS UTILIZADAS NA HARMONIZAÇÃO FACIAL
Dentre os diversos procedimentos, estes são os mais utilizados:
Aplicação de toxina botulínica
O Botox é uma prática popular há anos, mas poucas pessoas sabem que ele é utilizado na harmonização facial. A injeção dessa toxina minimiza temporariamente algumas linhas de expressão, rugas e pés de galinha.
O objetivo dessa aplicação é neutralizar a ação musculatura local , modulando-a, a fim de evitar a flexão da pele no canto da boca e dos olhos, por exemplo, que formam as temidas rugas. Estas podem ser decorrentes do excesso de expressões ou do próprio envelhecimento.
A quantidade aplicada dependerá, mais uma vez, dos objetivos do tratamento e das particularidades da face de cada indivíduo.
Preenchimento
Essa é uma parte fundamental da harmonização facial e normalmente o preenchimento é realizado utilizando ácido hialurônico. Apesar dos problemas apresentados pela mídia nos últimos anos envolvendo essa substância, ela é perfeitamente segura nas mãos de profissionais capacitados.
O ácido hialurônico está naturalmente presente em nossa pele, contudo, com o passar dos anos as células apresentam cada vez menos dessa substância. Comprometendo características como a elasticidade da pele. A essa injeção não somente irá restaurar o volume perdido como também irá estimular a produção de colágeno, melhorando a saúde da pele como um todo.

Mais uma vez as aplicações e quantidade irão variar de acordo com cada paciente, contudo, utiliza-se principalmente nos seguintes casos:
Esculpir contornos;
Aumentar lábios;
Suavizar ou eliminar rugas;
Preenchimentos de sulcos permanentes na pele;
Melhorar a aparência de cicatrizes.

Bichectomia
Esse é um procedimento cirúrgico que pode estar incluso na harmonização facial. Ele consiste na remoção da bola de Bichat, esta é uma estrutura composta por tecido adiposo que fica localizada justamente na bochecha, isto faz com que algumas pessoas fiquem com o rosto arredondado mesmo estando com o peso ideal.
A retirada dessa bola de gordura auxilia a conquistar um rosto mais anguloso com a maior evidência nas maçãs do rosto e do contorno da mandíbula. A Bichectomia também é realizada com anestesia local, contudo, esse é sim um procedimento que necessita de uma incisão de 1 a 2 centímetros.
Ácido deoxicólico
A utilização do ácido deoxicólico na harmonização facial está associada à eliminação ou diminuição da papada, aquela camada de gordura que se acumula abaixo da mandíbula.
Em várias pessoas, essa pode ser uma característica especialmente acentuada e pode sim revertida com esse procedimento.
Como essa substância ocasiona a morte das células adiposas, ela também reduz a espessura da camada de gordura da área tratada. Após o procedimento de aplicação – que é realizado diretamente na camada profunda de gordura, deve-se esperar alguns dias de inchaço, dor e vermelhidão.
ÁREAS DO ROSTO QUE PODEM SER HARMONIZADAS
Para deixar claro tudo o que pode ser alterado com a harmonização facial, segue uma lista com as principais abordagens para cada área:
Contorno do rosto: o formato do rosto pode ser modificado quanto a seu alongamento ou projeção, não somente, o formato da mandíbula, malar e queixo podem ser ajustados;
Nariz: aqui acontece a rinomodelação, transformando a aparência do nariz de acordo com as expectativas do paciente;
Lábios: quando mais finos, o seu volume pode ser ajustado com preenchimento;
Sobrancelhas e supercílios: correção do ângulo e elevação;
Rugas e sulcos: preenchimento ou aplicação de Botox para suavizar e rejuvenescer o rosto.
Essas são as principais abordagens ao realizar uma harmonização facial, vamos entender agora, para quais casos esses procedimentos são indicados e quais os seus benefícios imediatos quando comparados a abordagens mais tradicionais.

PARA QUEM ESSE PROCEDIMENTO É INDICADO
Quando falamos que a harmonização facial é bastante democrática é porque qualquer pessoa pode fazer. Existem pelo menos 3 indicações:
Bautification: quando um paciente jovem ainda não tem sinais da idade, contudo, tem o interesse em deixar o seu rosto mais proporcional e harmônico, ressaltando a sua beleza natural. Daí o nome que quer dizer “tornar bonito”.
Antienvelhecimento: aqui a abordagem é voltada para indivíduos que já tem sinais de envelhecimento e gostaria de retardar esse processo. Os principais sinais são as olheiras, rugas nos olhos e o sulco nasolabial (bigode chinês).
Rejuvenescimento: indicado para indivíduos com claros sinais de envelhecimento, dentre eles lábios murchos, rugas proeminentes e linhas de expressão. Aqui pode-se, por exemplo, repor os compartimentos de gordura da face a fim de combater a flacidez dos tecidos.
Os resultados começam a ser visto entre o 15º e o 30º dias após os procedimentos de harmonização facial. Isso se dá, porque ativos como a toxina botulínica demoram até 14 dias para apresentarem o seu efeito total.

OS BENEFÍCIOS DA HARMONIZAÇÃO FACIAL
A harmonização facial não é somente uma opção às cirurgias estéticas tradicionais, é também uma forma de popularizar os procedimentos estéticos para indivíduos que talvez não pudessem realizá-los de outra forma. Algumas doenças impõem perigo a pacientes que precisam realizar cirurgias e serem colocados sob anestesia.
Outras vantagens são:
Resultados rápidos quando comparado a cirurgia;
Ótima durabilidade;
Técnica mais segura que cirurgias;
Praticidade, já que pode ser feito no consultório;
Resulta em uma aparência natural, já que não provoca mudança muito profundas.

OS RISCOS DA HARMONIZAÇÃO FACIAL
A harmonização facial é muito mais segura que cirurgias tradicionais nas quais o indivíduo deve se submeter a anestesia geral. Apesar desse fato, esse ainda é um procedimento estético e tem sim riscos envolvidos.
A princípio, é necessário saber se o indivíduo apresenta alguma alergia às substâncias que serão utilizadas para o procedimento. Ademais, é comum que os pacientes apresentem inchaço nos pontos aplicados.
Os grandes riscos dessa abordagem é justamente a aplicação incorreta dos inúmeros produtos e procedimentos necessários para atingir o resultado final.
O Ácido hialurônico, por exemplo, pode causar necrose dos tecidos caso impeça o fluxo sanguíneo saudável. A toxina botulínica pode resultar em uma alteração das expressões faciais de forma negativa e assim por diante.
Ao contar com um profissional de confiança como o Dr. Arya, essa será a menor das suas preocupações e você poderá aproveitar o resultado final sem medo!

QUANTO TEMPO DURA A HARMONIZAÇÃO FACIAL
Sim, a harmonização facial não é um processo definitivo e a duração dos resultados irá variar de acordo com a abordagem.
Por exemplo, o ácido hialurônico gera resultados por dois anos, enquanto o Botox um pouco menos, sendo assim, com pequenas manutenções, os resultados gerais podem durar até 4 anos.

PRONTO PARA DAR O PRIMEIRO PASSO?
Quer saber mais sobre o procedimento e quais as abordagens necessárias para conseguir o resultado que você quer? Não deixe de entrar em contato conosco e consultar um especialista que utiliza materiais, técnicas e equipamentos trazidos diretamente dos Estados Unidos. Consulte o Dr. Arya, um dos melhores dentistas em Santos, para realizar a sua harmonização facial.