Lentes de contato dental e a odontologia estética

A odontologia estética traz diversos procedimentos que ajudam no rejuvenescimento do sorriso, tornando-o mais harmônico e bonito. As lentes de contato dental encaixam justamente nesse lugar, e são ideais para quem quer ter dentes com forma/anatomia mais estética e dentes mais brancos.

Elas se tornaram muito populares, inclusive entre pessoas famosas. Hoje, são usadas como forma de tratamento não somente para clarear e abrilhantar o sorriso, mas também para harmonizar os dentes.

São capazes de promover correções variadas, tornando o conjunto dentário mais elegante, bonito e harmonioso. Por isso é considerado um procedimento de odontologia estética, e de odontologia minimamente invasiva pois o tratamento é mais conservador.

Quais São As Indicações Para Colocar Lentes de Contato Dental?

As lentes de contato dental são indicadas em casos de dentes que tenham manchas, coloração alterada, formatos irregulares, dentes espaçados, mal posicionados entre outros. No entanto, não é a técnica indicada para quem tem problemas ortodônticos graves.

As lentes promovem um alinhamento discreto, de maneira simples e rápida. São excelentes para quem quer ajustar os dentes, mas não quer usar aparelho dentário.

Também são perfeitas para fumantes ou pessoas que estão com os dentes escurecidos devido ao consumo excessivo de cafeína, ou vinho. Elas tornam os dentes imediatamente mais claros e bonitos.

Quais São Os Procedimentos Do Tratamento?

As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas que são coladas na superfície dos dentes. Podem ser feitas de resina ou de porcelana.

Pode ser feito um serviço de smile design para melhor avaliar a situação e definir qual é a lente ideal para trazer um efeito natural e bonito.

A primeira coisa que o dentista fará é observar se realmente é um caso para uso das lentes. Então ele deverá analisar o formato facial e bucal para definir o formato das lentes.

Geralmente é indicado que antes da aplicação dos lentes ou facetas de cerâmica você realize algum procedimento de clareamento dos dentes. Isso porque as lentes são muito finas e podem ter alguma transparência. Assim quanto mais branco os dentes o protético no laboratório vai conseguir deixar os lentes mais transparentes portanto com uma estética mais natural.

Através de dentes provisórios diagnósticos poderia realizar um avaliação/simulação de como ficaria o resultado final para ambos o paciente e o dentista poder analisar em detalhe o resultado estético desejado.

As lentes serão produzidas artesanalmente por um protético no laboratório usando técnicas e máquinas específicas, e serão provados nos dentes. Uma vez que o paciente e o dentista estejam satisfeitos com a estética os lentes serão cementados definitivamente nos dentes. O processo de cementação das lentes é um processo muito preciso que o dentista realiza com bastante cautela para atingir os melhores resultados. É importante para o paciente lembrar que precisa ter bastante paciência ao longo do tratamento pois a fase de usar os provisórios é uma fase sensível que poderia causar um pouco de desconforto ao paciente pois o uso de provisório requer alguns cuidados com o alimentacao para evitar alimentos pegajosos quais poderiam decementar o provisório. Nesses casos o paciente precisa de voltar a clínica para cementar novamente os provisórios.

Quais São Os Possíveis Riscos E Complicações De Tratamento?

Esse é um tratamento que exige um protocolo e um bom planejamento para ser realizado. Como acontece com qualquer outro tratamento dentário, traz seus riscos – ainda que raros e mínimos.

O maior risco acontece ainda na fase de confecção das lentes. Se elas não forem perfeitas para encaixe no dente original, poderão causar fissuras, ferimentos, inflamações e, em casos mais graves, levar a perda do dente.

Então, fica claro que o procedimento de segurança mais importante aqui é escolher um profissional especializado com bastante experiência para realizar esse ou qualquer outro tratamento dentário que se faça necessário.

Como Cuidar Das Lentes De Contato Dentais Para Aumentar O Sucesso No Médio a Longo Prazo?

Parte dessa resposta tem relação direta com o tópico tratado anteriormente: comece escolhendo um profissional especializado com bastante experiência, e você terá metade dos seus riscos diminuídos.

Fora isso, você deve evitar roer unhas, ou levar objetos a boca para ficar “roendo” como tampas de caneta e palito de dente. Esses objetos podem riscar e danificar as lentes.

Dessa forma, quanto mais branco for o dente debaixo, melhor será o resultado com a lâmina. Também evite bebidas escuras, que podem comprometer os resultados.

E, claro, tenha bastante atenção a higiene com uso coreto de fio dental e escovação diária, e visite o dentista com frequência idealmente seis em seis meses. Essas duas dicas valem não somente para quem colocar lentes de contato dental, mas para absolutamente qualquer pessoa.