Quais São As Indicações Para Realizar Os Implantes Dentários?

Implantes dentários são tratamentos que auxiliam nos cuidados estéticos, e ajudam pessoas que, por alguma razão, precisaram remover ou perderam os dentes no decorrer da vida.

Uma dentição saudável e bonita é fundamental não somente para o conforto e bem-estar, mas também – e talvez principalmente! – para a autoestima e autoconfiança.

Problemas estéticos relacionados aos dentes podem comprometer a vida em sociedade, limitando o indivíduo para atividades profissionais, relacionamentos amorosos e vivência social.

O Que É Implante Dentário?

O implante dentário é reconhecido pela presença de um parafuso que substitui a raiz perdida do dente. Ele é feito a base de material resistente – geralmente titânio – que dá sustentação a coroa ou prótese que será colocada no local.

É um dos procedimentos mais indicados para substituir dentes que eventualmente tenham se perdido. Os implantes atualmente têm aspecto muito natural, e podem ser moldados para parecerem como os dentes naturais.

Quais São As Indicações Para Realizar O Tratamento?

Existem muitos casos em que o implante dentário é indicado. Quando a pessoa perde os dentes, o implante acaba se tornando uma possibilidade, e possivelmente a melhor das opções.

Os motivos que levam à perda de dentes são diversos: acidentes, doenças bucais, falta de higiene, maus hábitos, uso de medicamentos entre outros.

Existem algumas situações em que o implante não é indicado, principalmente quando o paciente apresenta um quadro de diabetes muito severo, ou mesmo quando está em tratamento contra o câncer.

Mas, um dentista especializada pode analisar o caso e decidir pela indicação ou não do tratamento.

Quais São Os Procedimentos Do Tratamento?

A realização de um implante dentário consiste na colocação de uma espécie de parafuso que ficará fixo na gengiva. Esse parafuso servirá de base para rosquear uma prótese ou uma coroa, que deverá substituir o dente perdido.

Todo o procedimento é realizado a partir da aplicação de anestesia local. Para colocação do parafuso, o dentista deverá fazer uma incisão na gengiva que chegue até o osso, onde a base será fixada.

Para fazer a perfuração dos ossos e enfim realizar o implante, o dentista utiliza brocas próprias para esse procedimento.

O tempo de duração terá variação de acordo com uma série de fatores, a começar pela quantidade de dentes que precisam ser implantados.

Quais São Os Possíveis Riscos E Complicações Deste Tratamento?

Por ser uma cirurgia, ainda que pequena e de um certo grau de simplicidade, o implante dentário também traz alguns riscos. Para começar, o implante pode ser rejeitada pelo corpo do paciente.

Os casos de rejeição geralmente estão relacionados a falta de estrutura óssea para manter o implante fixo.

São raríssimos, mas podem acontecer. Já rejeições por questões alérgicas são ainda mais raras.

Fumantes e pessoas com maus hábitos correm mais riscos de ter complicações no pós operatório. O período de recuperação é crucial para que o implante se fixe com o osso, e tenha uma duração maior.

Para diminuir as chances de ter esse problema você deve escolher uma clínica especializada que realiza implantes.

Como Cuidar Do Implante Dentário Para Aumentar O Sucesso No Médio Longo Prazo?

Implantes precisam de cuidados específicos para que durem bastante tempo. A higiene é um dos pontos mais importantes! Deve-se utilizar uma escova de cerdas macias, e fazer a higienização completa dos dentes.

O cigarro é responsável por causar diversas doenças bucais de alta gravidade, e também pode comprometer a qualidade do implante bucal. Então, pessoas com implante devem largar o cigarro.

Também é fundamental que o implante seja analisado por um profissional de seis em seis meses. Portanto, prepare-se para visitar o dentista com mais frequência, para que ele possa analisar e cuidar dos implantes.