Sobre Aparelhos Ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são muito comuns no Brasil e no mundo. Geralmente é o tratamento mais indicado para corrigir diferentes problemas tanto de alinhamento dental quanto de formação e estrutura óssea.

Existem diferentes modelos de aparelhos, e cada um deles corresponde a uma demanda diferente. Dois dos mais conhecidos são o aparelho móvel e o aparelho fixo.

Como o próprio nome sugere, o primeiro pode ser removido quando quiser, e é usado geralmente em crianças até 12 anos de idade. Já o fixo é a opção mais comum para adolescentes e adultos.

Quais São As Indicações Para Uso Dos Aparelhos Ortodônticos?

O uso desse aparelho é indicado pelo dentista após análise física a respeito das condições dos dentes do paciente. Eles são geralmente usados quando os dentes são tortos, encavalados, para fora, afastados etc.

Também é aplicado para correção da mordida. Nesses casos os dentes até parecem alinhados, mas quando se faz o molde da mordida é possível perceber que ela é muito para fora ou muito para dentro.

Existem ainda outros desalinhamentos que podem ser percebidos através de raio-x. Tudo isso pode ser corrigido com o uso dos aparelhos ortodônticos.

Quais São Os Procedimentos Do Tratamento?

Os procedimentos para colocação dos aparelhos começam em uma consulta com o dentista, onde ele vai analisar quais são as necessidades reais do paciente.

Nessa etapa ele fará uma análise física, entendendo onde estão os desalinhamentos. Também serão solicitados exames para concluir as medidas do paciente – um modelo de estudo e raio-x são comuns.

É necessário obter o que chamamos de “documentação”, que são uma série de dados, incluindo as imagens obtidas nos exames, que são reunidos em uma pasta e entregues ao dentista.

Então ele fará o aparelho adequado para você e agendará uma data para colocação. Uma opção para quem não quer usar o aparelho tradicional é optar pelos alinhadores transparentes como de Invisalign.

Eles recuperam a beleza e contribuem com a estética do sorriso sem serem aparentes. É uma opção interessante para quem trabalha com a imagem, como atores e modelos ou para qualquer pessoa que quer mais facilidade no ato de limpeza dos dentes e mais conforto quando mastigando alimentos. Pois com os aparelhos tradicionais é difícil limpar os dentes e demora bastante. Alem disso certos alimentos como carnes, etc… são difíceis de mastigar pois acabam travando entre o aparelho e os dentes. Portanto a pessoa poderia acabar evitando esses alimentos a qual poderia afetar o nutricao e bem estar de pessoa ao longo do tempo.

Quais São Os Possíveis Riscos E Complicações De Tratamento?

Esse é um tratamento que precisa ser realizado por um ortodontista quem é especializado nesse ramo. O risco maior de um tratamento mal feito é que  acabe piorando o quadro do paciente e poderia causar perda óssea envolta dos dentes envolvidos com o risco de perder o dente ao longo do tratamento.

Fissuras e ferimentos podem ocorrer, mas o dentista dará indicações de como evitar e como tratar isso para que isso não se torne incômodo.

A principal indicação que podemos lhe dar é que faça a escolha com cautela. Você deve sempre optar por um dentista especializado que lhe forneça todas as informações importantes a respeito da colocação dos aparelhos.

Jamais aceite fazer o aparelho com clínicas que atuam clandestinamente. Estamos falando de sua saúde, bem-estar e também estética. Tudo isso é muito importante, e o barato pode sair caro se você não checar antecipadamente a procedência dos serviços.

Como Cuidar Do Tratamento Realizado Para Aumentar O Sucesso No Médio a Longo Prazo?

O sucesso do um tratamento ortodôntico depende de uma série de coisas. Para começar você deve comparecer às consultas agendadas com o seu dentista, e não pode passar um longo período sem fazer a devida manutenção.

Com os aparelos tradicionais precisa evitar comer alimentos muito duros, que possam danificar ou quebrar o aparelho. Caso isso aconteça, busque imediatamente ajuda de seu dentista para realizar substituição da peça.

Sempre mantenha uma boa comunicação com seu dentista, informando quando sentir dores, tiver ferimentos, ou mesmo se achar que o tratamento não está trazendo os resultados esperados.

Mas, principalmente, tenha atenção redobrada com a higiene. Os aparelhos ortodônticos demandam uma higiene muito cautelosa.

Você deve usar escova de dente específica para garantir a limpeza de todos os cantos. Após a retirada do aparelho pode ser necessário um clareamento dental para uniformizar a cor dos dentes devido as manchas que poderiam aparecer.

Também faça uso diário do fio dental e o passa fio, livrando o seu aparelho de qualquer resto de comida que possa danificar, prejudicar ou comprometer o tratamento. No mais, aproveite os aparelhos ortodônticos para ter o sorriso perfeito que você sempre sonhou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *