Tire Todas As Suas Dúvidas Sobre Implantes Dentários

Os Implantes dentários podem ser utilizados em diferentes situações. Eles são aplicados para repor dentes que eventualmente tenham sido perdidos, seja em ocasião de acidente, doença, tratamento médico, entre outras.

É um dos métodos mais eficazes e indicados para quem quer ter dentes saudáveis e bonitos. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma questão estética.
Dentes bonitos têm relação direta com o bem-estar pessoal, autoconfiança, sucesso profissional etc… É comprovado que problemas com o sorriso também causam quadros de insegurança e até depressão.

Quais São As Indicações Para Realizar O Tratamento?

A indicação principal é a reposição de dentes que tenham se perdido. É muito comum, por exemplo, que os implantes sejam usados em vítimas de acidentes, quando os dentes se perdem no momento.

Também são usados por pessoas de idade mais avançada, que tiveram os dentes perdidos por falta de higiene e outras tantas questões. O mais importante é fazer um exame com um dentista especializado para descobrir se o implante é a melhor alternativa.

Uma vez que o dentista decida por esse tratamento, então começará o processo para tirar as medidas e criar a prótese perfeita, que possa substituir os dentes não somente de maneira funcional – de modo que sejam usados – mas também de maneira estética e natural.

É uma preocupação dos dentistas qualificados que os   se pareçam com os dentes originais, pois o sorriso impacta muito na feição da pessoa.

Se for muito diferente podem causar um grande estranhamento e até certa resistência por parte do paciente.

Quais São Os Procedimentos Do Tratamento?

O procedimento é planejado e executado com bastante atenção a cada fator responsável pelo sucesso de tratamento a longo prazo. O dentista fará uma análise visual a respeito dos dentes, e também solicitará alguns exames de imagem para verificar como estão as condições ósseas do paciente.

Para a colocação dos implantes propriamente ditos será aplicada uma anestesia local. Então é feito um corte na gengiva até alcançar o osso. Nesse osso será colocado uma espécie de parafuso de titânio – o implante.

Você pode encontrar também o termo Protocolo Branemark para se referir ao implante dentário. Nesse caso, se trata de um processo de recuperação nos casos de pessoas que perderam completamente os dentes e tiveram a estrutura óssea comprometida. O protocolo geralmente consiste na colocação de quatro a cinco implantes quais vão segurar a prótese repondo os dentes ausentes. Assim o indivíduo pode ter uma prótese fixo e rígido igual os dentes naturais. Contudo vai conseguir morder alimentos mais duros quais são necessários para manter uma dieta saudável e a qualidade de vida de pessoa ao longo dos anos.

O parafuso é a base que segurará o dente que será colocado ali. A perfuração é feita com o uso de uma broca de uso exclusivamente odontológico. O procedimento parece agressivo, mas a anestesia ajuda para não sentir dor durante e depois de cirurgia.

Os implantes dentários são feitos à base de material resistente, como o titânio. Isso garante que haverá uma boa sustentação para a prótese que será colocada.

Junto com esse procedimento frequentemente poderia ser necessário realizar outros tratamentos que acabam melhorando os resultados, diminuindo os riscos de fracasso de implantes no medio a longo prazo. É o caso do enxerto de seio maxilar e do enxertos ósseos, que acabam fortalecendo a base por aumentar o volume de osso que vai receber o implante.

Quais São Os Possíveis Riscos E Complicações desse Tratamento?

Não podemos negar que se trata de uma cirurgia, ainda que pequena. Como tal, ela traz seus riscos, a começar pela rejeição de implante.

Isso pode acontecer tanto por questões de reação alérgicas quanto pelo fato de a estrutura óssea não ser resistente o suficiente para aguentar os stress submetidos ao implante durante atos de mastigação ou nos casos de bruxismo quando o indivíduo range os dentes. Porém, esses casos são raros quando o planejamneto de caso é feito com bastante cuidado e sabedoria pelo parte de profesional dentista.

Complicações durante o pós procedimento são identificadas apenas quando o paciente não cumpre com as orientações do dentista. Fumantes, por exemplo, estão mais propensos às complicações se não abandonarem o hábito do cigarro.

Como Cuidar Do Implante Dentário Para Aumentar O Sucesso No Médio e longo Prazo?

O principal cuidado é relacionado à higiene. É importantíssimo manter o seu implante sempre limpo e bem escovado. Utilize escovas de qualidade, com cerdas macias.

Manter bons hábitos também pode ajudar na durabilidade e qualidade do resultado. Evite fumar e faça visitas frequentes ao dentista para acompanhar o seu implante idealmente seis em seis meses.

Implantes só devem ser colocados por dentistas especializados no ramo, em clínicas que sejam devidamente qualificadas. Sempre observe a higiene do local e a experiência dos profissionais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *