coroas e pontes proteses

coroas e pontes proteses

Coroas dentárias (uma protese imitando o dente natural) restauram a funcionalidade dos dentes danificados devido a cáries grandes ou fratura da estrutura dentária, entre outros. Uma regra fundamental de protese dentaria praticado nos Estados Unidos e de proteger dentes fracos quais tem perdido mais de cinquenta porcento de sua estrutura dentaria com uma coroa total. Isso e para evitar o risco de fraturas graves quais podem resultar na perda do dentes ou necesitando tratamento de canal, entre outros sofrimentos.

O procedimento de coroa precisa tres visitas ou mais para concluir o tratamento e segue assim: o seu dentista prepara o dente e realiza uma moldagem do dente preparado para enviar a um laboratório de prótese dentária. Em seguida, na mesma visita uma coroa provisorio é confeccionado a fim de proteger o dente e estabilizar o posicao exata do dente (evitando micromovimentos os quais podem afetar o assentamento passivo de coroa nos seguintes visitas), enquanto a restauração final está sendo feita no laboratório de prótese dentária. Na segunda visita o dentista vai fazer uma prova de subestrutura para verificar o assentamento passivo, o adaptacao adequada das margens de coroa, e o espaco interoclusal existente, seguido por outra moldagem de arrastro e regstro de mordida do paciente. Na terceira visita o dentista faz a prova de coroa ja com o aplicacao de ceramica, avaliando os contatos interdentais (usando um fio dental), e ajustando o oclusao entre os dentes. As vezes e necessario mandar a protese de novo para o laboratorio para fazer mais ajustes, por isso o Dr. Edalat sempre pede aos seus paciente que tenham bastante paciencia nos trabalhos odontologicos para obter um resultado excelente.

Hoje em dia com o desenvolivmento de materiais dentais ha varios tipos de coroas dentarios para o paciente poder escolher.

Há dois opções predominantes de materiais restauradores para as coroas de cobertura total são:

1. Coroas metaloceramicas – quais sao feitos de um coping metalico com porcelana aplicado por cima. A desvantagem dessa coroa e que comum aparecer uma linha escura na margem de coroa, assim prejudicando a estetica natural de boca.

2. Coroas metal free – confecionados de varios tipos de ceramicas quais variam em rigidez e estetica. Com a propria escolha de ceramica por cada caso esta protese consegue atingir resultados exclentes ambos esteticamente e funcionalmente.

Outros opcoes de coroas totais praticado mais no Brasil do que nos Estados Unidos sao coroas de resina prensadas, pelo fato que sao mais economico do que coroas de ceramica. Essas coroas nos Estados Unidos sao indicados mais para coroas provisorios do que permantentes devido as proprias caracteristicas de resina quais sao inferiores a ceramica, como rigidez de material mais fraco pode resultar na fratura de propria coroa e ou dente, tambem a susceptibilidade as manchas devido a impregnacoes de pigmenos alimentares, tabaco, entre outros na propria resina porosa assim necessitando a troca periodico, o qual acaba encarecendo este servico ao longo prazo. Tambem a falta de brilho de resina (que tem uma aparencia opaca, portanto o dente acaba aparecendo mais escuro) comparado a ceramica (quais exibem o mesmo brilho natural de esmalte dentaria) e outro razao que a odontologia Norte Americanos nao indica este tipo de coroa como definitivo.
Há três opções predominantes de materiais restauradores para as coroas de cobertura total são:

1) Coroas MetaloCeramicas

2) Coroas de Porcelana Pura

3) Coroas de Ouro

Antes Depois

Coroas metalo ceramicas (porcelana fundido com metal)

Este tipo de coroa e uma opção de tratamento forte, durável e estético. Um dos factores-chave para o sucesso estético e funcional deste tipo de coroa é assegurar a preparação da estrutura subjacente do dente com espaço suficiente para a espessura apropriada do material escolhido. Além disso, a habilidade artística do técnico de laboratório criando a coroa irá determinar o seu apelo estético.

Uma disvantagem de coroas metalo ceramicas é que estas coroas acabem mostrando a margen escura de coroa na linha de gingiva devido a oxidacao de metal ao longo de tempo. Por isso o Dr. Edalat evita este tipo de coroa nos regioes anteriores de boca na arcada superior de molar a molar e na arcada inferior geralmente de canino a canino.

Antes Depois