ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que é focado no tratamento de questões ligadas a crianças.  Não é incomum para crianças terem medo do dentista, por isso, hoje em dia, essa é uma especialidade que tem se adaptado para transformar toda a experiência da visita ao temido dentista em algo agradável e nada traumático. Isso porque, essas são visitas extremamente importantes para garantir que a criança terá um bom desenvolvimento e uma saúde bucal adequada.

Muitos acreditam que somente é necessário visitar o dentista quando os primeiros dentes permanentes começam a aparecer, contudo, isso é um mito e pode colocar a saúde do seu filho em jogo. Mesmo antes do nascimento do primeiro dente já existe a necessidade de atenção ao estado das gengivas, sendo assim, não existe idade apropriada para começar o acompanhamento com um dentista. Ademais, criar o hábito de ir a um profissional especializado na saúde bucal desde cedo é uma ótima forma de garantir que irá permanecer até a vida adulta. Não somente, a introdução de uma boa higiene deve começar desde cedo. Nesse texto, vamos falar sobre o que você precisa saber sobre odontopediatria e também onde encontrar os melhores dentistas para crianças em Santos.

A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM UM BOM ODONTOPEDIATRA
Mesmo se tratando de crianças, existem uma infinidade de enfermidades que afetam indivíduos nessa faixa etária. Vai desde as cáries que são bastante comuns nessa faixa etária – afinal de contas, qual é a criança que não gosta de doces e escova os dentes toda noite? até problemas congênitos como a falta de um dente. Um dos grandes objetivos da odontopediatria é garantir que o paciente atingira a vida adulta livre de doenças da cavidade bucal. Foi no Japão, Estados Unidos e Inglaterra que o conceito do cuidado com a saúde bucal já no primeiro ano de vida iniciou, indo de encontro ao conhecimento popular que isso deveria ser feito a partir dos 3 anos de idade.

Hoje em dia é lógica o acompanhamento desde cedo com foco na prevenção, evitando cáries, doenças periodontais e ainda questões mais complexas como dentes mal posicionados ou mesmo mordida cruzada, estas podem resultar em condições muito mais traumáticas caso não sejam tratadas logo no início. Nesse período, a consulta serve tanto para as crianças quanto para os pais, o dentista normalmente compartilha uma série de informações sobre hábitos alimentares e higiene bucal, além de outros aspectos do desenvolvimento natural. Nos primeiros anos, os pais são os principais agentes de cuidado, sendo assim, também necessitam ser educados sobre as melhores práticas.

Mesmo assim, alguns fatores de risco ainda permanecem bastante comuns, tais como higiene bucal deficiente, amamentação noturna e elevado consumo de açúcar e outros. Sendo assim, contar com um bom odontopediatra faz toda a diferença no desenvolvimento da criança. Mas quais são as principais doenças bucais que acometem crianças e como evitá-las? Falaremos um pouco mais sobre esse assunto a seguir.
AS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DA CAVIDADE BUCAL QUE ACOMETEM CRIANÇAS
Cárie está longe de ser a única condição que os pais devem se preocupar, existem várias outras enfermidades que estão incluídas na odontopediatria. Vamos falar um pouco delas.

1. Alterações em número, tamanho e forma dos dentes Essas condições podem se dar por conta da ausência congênita dos dentes, como a ausência de todos os dentes permanentes ou mesmo de alguns, um número superior ao normal de dentes ou mesmo em seu tamanho, podendo ser menor ou maior, sendo chamados de micro e macrodontia respectivamente.

2. Modificações na estrutura e cor
Inúmeras situações são possíveis quando se trata desse tipo de alterações: hipomineralização de incisivos e molares (o que deixa os dentes com faixas amarelada e/ou esbranquiçada), amelogênese imperfeita (alteração do esmalte dental de origem hereditária), dentinogênese imperfeita, alterações dentárias devido à deficiência de vitamina D e pigmentação anormal devido ao uso de antibióticos do grupo tetraciclina.

3. Cáries
Sendo um dos principais motivos pelos quais as crianças vão até o dentista, as cáries são responsáveis pela desmineralização dos esmaltes dentários, que poderia resultar na necessidade de tratamento do canal ou, em casos mais extremos, causando a perda do dente. Também apresenta outras complicações como infecções, dor, abscessos, dificuldade de mastigação e até mesmo trauma psicológico.
Sendo assim, mais uma vez é importante salientar que uma boa higiene bucal faz toda a diferença e os pais têm um importante papel no desenvolvimento desse hábito.

4. Doenças gengivais
Paralelo as cáries, problemas gengivais também costumam ser derivados de uma higienização inadequada, acumulando placa bacteriana e tártaro nos dentes e suas raízes tanto por cima quanto por baixo de gengivas. Isso pode levar à gengivite, sangramento das gengivas e ainda quadros muito mais graves como a periodontite, causando perda óssea e consequentemente a perda dos dentes.

5. Traumatismos dentários
Não raro, crianças se machucam e, algumas vezes, acabam quebrando o dente ou mesmo sofrendo outros tipos de traumatismos dentários. O grau de severidade varia de uma simples fratura ou mesmo a perda definitiva da peça dentária. É muito comum levar a criança a um pronto socorro ou clínicas médicas após o trauma, contudo, caso a única queixa seja ligada ao dente, é importante ir a uma emergência odontológica a fim de averiguar a integridade dos dentes afetados.

6. Má oclusão e outros problemas
Que muitas crianças necessitam utilizar aparelho não é novidade nenhuma, contudo, o que muitos não sabem é que inúmeros problemas como a mordida cruzada, quando tratado desde o começo, podem evitar tratamentos mais complexos e traumáticos como a cirurgia ortognática. Não somente, o tratamento odontológico é mais simples quando realizado na etapa de desenvolvimento do que quando o indivíduo já está adulto. Não somente, é quando criança tem hábitos como chupar dedo, uso de mamadeiras por períodos prolongados e até mesmo a chupeta podem contribuir para a má oclusão dos dentes.

7. Bruxismo
Bruxismo é o hábito de ranger os dentes e não tem uma causa clara, inúmeras condições podem dar início a esse costume. Muitas vezes a criança nem se dá conta que está rangendo os dentes, contudo, existem consequências sérias para isso, como o desgaste do esmalte dental, dores de cabeça, entre outras. Na maioria dos casos o dentista quem percebe o problema e inicia o tratamento para o mesmo. Às vezes os pais que dormem com a criança a noite ouvem o ruído dos dentes rangendo assim poderiam perceber que algo está errado.

8. Fluorose dentária
Além da própria pasta de dente, vários produtos como o sal são enriquecidos com flúor justamente para preservar a saúde dos dentes. Contudo, o consumo excessivo desse elemento causa o quadro chamado de fluorose dentária. Essa é uma condição que tende a não ter grandes consequências, contudo, causa manchas esbranquiçadas nos dentes e, a fim de manter a estética ideal, é importante ficar atento ao consumo de flúor, especialmente durante a fase de desenvolvimento da criança. Apesar disso, não é preciso ter medo dessa condição e pode continuar indo ao dentista para aplicação de flúor.

9. Perda precoce dos dentes de leite
A perda dos dentes de leite é algo natural, contudo, quando acontece muito antes ou depois da hora correta, pode resultar em problema na mastigação e no desalinhamento dos dentes que gera até mesmo dificuldade em respirar. Sendo assim, a atenção de um odontopediatra fará toda a diferença para garantir que a os dentes permaneçam no local correto.
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE SAÚDE ORAL EM CRIANÇAS
Agora que você já sabe os principais problemas relacionados a saúde bucal das crianças, tiraremos as principais dúvidas que os pais têm quanto a esse assunto.

1) A partir de que idade e com qual periodicidade a criança deve ir ao dentista?
Idealmente a primeira ida ao dentista – caso a criança não apresente problemas na gengiva – é quando os primeiros dentes de leite começam a sair ou até o primeiro ano de vida. Assim é possível estabelecer um programa preventivo junto ao odontopediatra e conseguir direcionamentos sobre como manter a saúde bucal do infanto.
Em situações convencionais, a frequência que uma criança deve consultar-se com um dentista é de 6 em 6 meses, o mesmo que um adulto. Contudo, caso exista elevado risco de cárie é interessante que esse período seja diminuído para três em três meses.

2) Quando aparecem os primeiros dentes? E a dentição permanente?
A primeira dentição começa a se apresentar por volta dos 6 meses de idade e até os 3 anos de idade os 20 dentes de leite já devem estar em sua posição final. Já a dentição permanente começa a aparecer por volta dos 5 anos idade e é constituída por 32 dentes.
É importante ficar atento a esses prazos, pois caso os dentes de leite não comecem a aparecer por volta do 1 ano de idade, é importante consultar-se com um dentista.

3) A primeira dentição incomoda?
Sim, é comum que a gengiva fique avermelhada, ocorra o aumento da salivação e o bebê até mesmo perca o apetite. Não somente, é possível observar a alteração dos padrões alimentares e o impulso de morder objetos, sendo importante tirar do alcance qualquer um que possa ser engolido.
O desconforto também dificulta na hora de dormir, podendo ser uma fase turbulenta para os pais e a criança.

4) Quando se deve retirar a chupeta e a mamadeira?
A chupeta deve ser o primeiro hábito a ser encerrado, isso porque ela está intimamente ligada a desarmonias no desenvolvimento da arcada dentária. Já a mamadeira deve ser descontinuada por volta dos 3 anos de idade de maneira gradativa, introduzindo cada vez mais alimentos sólidos.

5) Como prevenir cáries?
Mais uma vez o segredo está junto a higienização apropriada e alimentação saudável. Antes da erupção dos primeiros dentes, deve-se utilizar uma gaze úmida para realizar a limpeza da gengiva e, após isso, utiliza uma dedeira ou escova macia para escovar os dentes sempre após as refeições.
Evitar líquidos açucarados nas chupetas e mamadeiras, especialmente após o nascimento dos dentes, também faz toda a diferença.

6) Crianças devem utilizar fio dental?
Sim, assim que possível deve-se começar a prática de utilizar fio dental e por volta dos 8 anos de idade a própria criança pode começar a utilizar por si só.

7) O que é um selante e por que ele é importante?
O selante funciona como uma espécie de verniz, é um revestimento transparente que cobre a superfície oclusal dos dentes e funcionam como uma camada de proteção para a formação da cárie dentária.
A aplicação requer a limpeza dentária para remover qualquer placa bacteriana que já esteja instalada e não requer anestesia nem o uso do temido “motorzinho”. Essa é uma medida que já se provou diminuir a incidência de cáries em crianças e pode auxiliar na boa saúde bucal e não é exclusiva para essa faixa etária, qualquer pessoa pode aplicar.
A CLÍNICA BEAUTIFUL SMILE É ESPECIALIZADA PARA CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DO SEU FILHO
A Clínica Beautiful Smile está localizada na baixada santista, no coração de Gonzaga, no EDIFÍCIO PÁTIO IPORANGA e conta com profissionais especializados e humanos quem realmente gostam de recuperar a saúde bucal dos seus pacientes. A saúde bucal do seu filho deve ser sempre uma prioridade para garantir que qualquer problema será identificado ainda no começo, assim o tratamento sempre fica mais fácil, rápido, com menos trauma e menos custos. oferecendo, assim, o melhor prognóstico possível.