BRUXISMO

Bruxismo

Bruxismo é uma desordem funcional que afeta a vida de até 20% da população de modo geral, sendo especialmente comum nos mais jovens, até mesmo em crianças, não diferencia sexo e pode estar associado a diversos fatores, desde estresse até genética. Pode parecer algo inconsequente, contudo, se esse problema não for devidamente tratado pode acarretar inúmeras consequências que afetam a qualidade de vida do indivíduo. Desde o desgaste dos dentes, consumindo o esmalte dos dentes pelo atrito, até mesmo o amolecimento dos mesmos. Podem existir inúmeros fatores ligados a essa disfunção e podem agir sozinhos ou mesmo em conjunto, eles variam de genética até mesmo problemas de má oclusão dos dentes. Cada uma dessas causas tem uma forma de tratamento específica.

Quando acontece no período noturno, é muito provável que o indivíduo nem esteja ciente que está rangendo os dentes durante o sono. E caso ele não visite o dentista com a regularidade ideal – 6 em 6 meses – é bem provável que somente descubra quando já estiver sofrendo com as consequências dessa condição. Dessa forma, falaremos sobre o que é o bruxismo, o que o causa, quais são os tratamentos e quais os riscos que essa condição representa para o indivíduo.

AFINAL DE CONTAS O QUE É E O QUE CAUSA O BRUXISMO
O Bruxismo vem do grego brychein que significa ranger os dentes, definindo os movimentos estereotipados que podem acontecer durante a noite ou mesmo durante o dia. Por acontecerem em estado de consciência bastante diferentes (sono e vigília) admite-se que ambos problemas têm diferente etiologias, isso é, origem. Normalmente se caracteriza o movimento de ranger os dentes como como o apertar forte dos dentes, movendo-os para frente e para trás, os desgastando no processo. O principal indicador que alguém pode estar sofrendo disso é acordar com dor de cabeça ou com os músculos da mandíbula doloridos. Sendo essas as consequências mais imediatas dessa condição.

Quando acontece durante o período em que o indivíduo está acordado, é tido como um reflexo semi-involuntário e é chamado de briquismo. Sendo mais frequente em indivíduos mais novos, até 20% das crianças são afetadas por essa condição, sendo necessário a atenção dos pais para que seja identificado o quanto antes, contudo, a incidência do bruxismo tende a diminuir com o passar dos anos, pessoas mais velhas têm menos incidência. Ademais, não existe distinção entre sexo. Apesar dos números, por ser uma condição que nem sempre é diagnosticada, esses números são apenas aproximações da realidade e estima-se que mais pessoas sofram com o ranger dos dentes e suas consequências. A intensidade da força utilizada ao ranger os dentes não tem ligação específica com o desenvolvimento da doença e pode variar de uma noite para outra.

AS CAUSAS DO BRUXISMO
Apesar de não os mais recentes estudos não terem isolado um marcador genético específico para essa condição, foi identificado que uma parcela considerável desses indivíduos tem em sua família alguém que convive com o bruxismo. Não somente, filhos de pessoas portadoras da condição também têm mais probabilidade de desenvolvê-la também. Corroborando com esses achados, também se sabe que gêmeos monozigóticos, isto é, idênticos, também tem maior chance de dividirem a moléstia do que gêmeos fraternos. Essa é uma das causas do desenvolvimento do bruxismo que pode ser classificado primário quando não existem causas médicas aparentes, sejam sistêmicas ou psiquiátricas e secundário quando está ligado à algum transtorno – clínico, neurológico, psiquiátrico, por fatores iatrogênicos (retirada abrupta de substâncias e medicamentos) ou transtornos do sono.

Essa circunstância pode estar ligada às seguintes causas:
● Doença de Parkinson;
● Doença de Huntington;
● Síndrome de Shy-Drager;
● Distonia Oromandibular;
● Discinesia oral tardia;
● Síndrome de Gilles de la Tourette;
● Espasmos hemifaciais;
● Acatisia;
● Distonia tardia;
● Hemorragias cerebelar;
● Fibromialgia;
● Dor miofascial;
● Hiperatividade;
● Déficit de atenção;
● Síndrome de Rett;
● Esquizofrenia;
● Transtorno de estresse pós-traumático;
● Bulimia nervosa;
● Refluxo estomacal;
● Apneia.

O bruxismo também está associado a causas ligadas ao estilo de vida do século XXI, como ansiedade, estresse, frustração e tensão constante. Não somente, causas ortodônticas também podem causar o reflexo de ranger os dentes.
Alguns casos, especialmente em crianças, pode ser uma resposta a outros problemas como dor de ouvido ou de dente.

ALGUNS FATORES DE RISCO LIGADOS AO BRUXISMO
Indivíduos que tem um estilo de vida muito ligado ao estresse e sensações de raiva e frustração em geral tem grandes chances de começar a ranger os dentes. Não somente, hiperatividade e personalidades mais agressivas também tendem a desenvolver bruxismo. Por estar ligada a um estado de alerta pronunciado, substâncias estimuladoras também podem desencadear o hábito. Cigarro, álcool, cafeína e outras drogas legais ou não também aumentam o risco. A saúde mental do indivíduo pode ser um fator bastante decisivo para o desenvolvimento e também resolução dessa situação, sendo assim, caso seja identificado o bruxismo, seja pelo dentista ou por alguém que presenciou essa situação é uma boa oportunidade para reavaliar essa questão. Agora falaremos um pouco mais sobre as principais consequências para aqueles não identificaram o problema ou que não procuraram ajuda profissional para lidar com essa condição.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO BRUXISMO
Apesar de não ser, por si só, uma condição perigosa, o bruxismo pode ocasionar lesões dentárias permanentes e diminuir a vida útil da dentição do indivíduo. Isso se dá, principalmente porque o ato de ranger os dentes é até 40 vezes mais potente do que mastigar, logo, trazendo as suas consequências para os dentes. Muitas vezes esse é um ato tão barulhento que é capaz de acordar a pessoa que está ao lado, por exemplo. Esse fato dá uma ideia bastante clara de como esse pode ser um hábito prejudicial para a saúde bucal do indivíduo acometido.

O desgaste dental pode ir muito além das camadas mais superficiais do dente, chegando até aquelas mais profundas. Alguns casos são tão graves que o dente é diminuído até a altura da gengiva. Contudo, isso é resultado de anos rangendo os dentes. Outras consequências são o aumento da sensibilidade dentária, por desgastar o esmalte dos dentes, os mesmos ficam mais expostos e comidas quentes e geladas podem incomodar bastante. Também é comum que a face, pescoço e mandíbula do indivíduo fiquem mais sensíveis ou mesmo doloridas, isso se dá por conta do enorme esforço que é realizado por esses músculos durante o ranger dos dentes.

Não somente, também é comum sentir dor de ouvido, contudo, é uma consequência do bruxismo e não um problema local no ouvido ou suas estruturas. Além disso, dor de cabeça é especialmente comum, sendo um dos principais sintomas dos graus mais leves ou menos avançados dessa condição. Outros sintomas mais incomuns são transtornos alimentares, irritabilidade, insônia e até mesmo depressão. O bruxismo secundário costuma ser mais consistente na apresentação de sintomas, já que tem fatores diretamente ligados à sua apresentação. Já o primário tende a ser mais inconsistente, o indivíduo pode passar semanas sem apresentar nenhum sintoma ou longos períodos sofrendo com eles. Não raro, esses indivíduos também apresentam sono fragmentado e não reparador e sonolência durante o dia, devido aos despertares noturnos. Alguns pacientes também relatam sudorese ou mesmo pesadelos.

QUANDO PROCURAR UM DENTISTA
Procurar um profissional para o tratamento adequado do bruxismo é essencial para um bom prognóstico. Sendo assim, caso algum desses sinais se apresente, é importante procurar auxílio especializado:
● Dentes desgastados, trincados ou sensíveis;
● Dor na mandíbula, face, ouvidos e/ou pescoço;
● Caso a mandíbula não abra completamente e faça barulhos ao abrir e fechar.

É interessante que observe todos os sintomas e os tenha em mente para o momento da consulta, isso pode ajudar o dentista a eliminar outros quadros e facilitar o diagnóstico. Caso exista o histórico de bruxismo na família, também é importante apresentar essa informação.

COMO É O TRATAMENTO PARA O BRUXISMO
Uma das principais formas de tratar o bruxismo está justamente em evitar as suas consequências como os danos permanentes a arcada dentária, além do manejo dos sintomas que já se apresentam como a dor orofacial, por exemplo. Não somente, a placa para bruxismo também é essencial para evitar que a erosão dos dentes enquanto se maneja os reais motivos pelos quais se desenvolveu essa condição.
Também conhecidas como placa de mordida ou miorrelaxante, alguns modelos possuem outras funções além de servir como uma camada de proteção direta aos dentes. Elas podem manter a mandíbula em uma posição mais relaxada, estabilizando-a, ou ainda outras funções. É necessário a indicação de um dentista para saber qual a melhor estratégia de tratamento para cada caso.
Como existe o caso diurno do bruxismo, também pode ser necessário utilizar as placas durante o dia, mas isso também irá depender da indicação do dentista, sendo assim, ir até esse profissional é imprescindível.

Existem 2 tipos principais de protetores bucais, os flexíveis e rígidos. Os últimos são mais indicados para o tratamento a longo prazo uma vez que as placas de silicone e outros materiais flexíveis tendem a se degradar com maior facilidade. Existe ainda o tratamento comportamental que gira em torno de higiene do sono, técnicas de relaxamento e o controle do estresse.  A higiene do sono consiste em um conjunto de ações a fim de corrigir hábitos que prejudicam a qualidade do sono, tais como:

● Deitar-se quando sentir sono;
● Evitar café e outros alimentos com cafeína;
● Evitar álcool e cigarro ao menos 6 horas antes de dormir;
● Evitar refeições pesadas durante a noite;
● Praticar exercícios físicos;
● Tentar resolver questões que podem prejudicar o sono por causar ansiedade; etc.

Quando se trata de problemas odontológicos como má oclusão, é interessante que esses problemas sejam corrigidos através do tratamento ortodôntico. Não somente, os dentes avariados durante o período que o indivíduo sofreu com o bruxismo devem ser restaurados através de coroas, pontes etc.
Existem ainda tratamentos farmacológicos específicos para essa condição, contudo, a eficácia e segurança dessa abordagem terapêutica foi pouco estudada.

NÃO ESQUECER DA HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA DOS DENTES E DA PLACA
Seja para a limpeza dos dentes ou mesmo da placa uma rotina rigorosa de higiene é necessária. Recomenda-se o uso de uma escova macia para os dentes, contudo, não é indicado que o aparelho seja higienizado utilizando pasta de dente, uma vez que algumas delas têm substâncias abrasivas que são benéficas para eliminar placa bacteriana e tártaro, contudo, podem arranhar a placa, o que serviria para depósito de restos de comida.
Idealmente, a placa deve ser limpa com detergente neutro – por isso é interessante ter uma escova de dente somente para ela – e uma vez por semana ser imersa em uma solução para limpeza de próteses.

DENTISTA PARA O TRATAMENTO DO BRUXISMO
Para ter sucesso no tratamento do bruxismo é sempre importante contar com profissionais qualificados e de confiança. O Dr. Arya, idealizador da Clínica Beautiful Smile na baixada santista, traz anos de experiência e matérias, equipamentos e metodologias diretamente da sua clínica em Nova York nos Estados Unidos. Ter acesso a todos esses diferenciais por um valor competitivo em Santos é uma verdadeira oportunidade, especialmente em se tratando de um profissional premiado pela New York Top Doctors & Dentists Award.