Ortodontia

Ortodontia

O ortodontista é o dentista responsável por cuidar do posicionamento dos dentes e isso vai muito além de uma questão estética. Dentes imperfeitos podem ocasionar dor de cabeça, de ouvido, gengivite, doenças gengivais acompanhadas de perda óssea, cáries, apneia e até mesmo irradiar para as costas por conta do desalinhamento da articulação temporomandibular.

Os aparelhos ortodônticos realizam o alinhamento da dentição e a movimenta até chegar à posição correta. Para isso é necessário um amplo estudo da arcada dentária do indivíduo, sendo necessário criar moldes e uma estratégia para o posicionamento dos dentes.

Cada caso terá uma abordagem única e é necessário a avaliação de um profissional especializado para decidir qual o melhor tratamento, já que nem sempre o tratamento é realizado com o famoso aparelho fixo.
Os tratamentos mais recentes como Invisalign, por ser um sistema removível, facilitam bastante a limpeza diária dos dentes e para quem não gosta de aparelhos fixos esta é uma excelente opção, porque este sistema é invisível, o paciente usa alinhadores transparentes removíveis os quais são responsáveis pela movimentação dos dentes. Outra grande vantagem desse sistema é que não precisa extrair os dentes saudáveis para criar espaços a fim de alinhar os dentes como é feito de costume com os aparelhos convencionais.