Quanto tempo duram os Implantes dentários ?

Muitos pacientes perguntam se implantes dentários são para sempre? A nossa resposta é que depende de vários fatores quais precisam ser estudados e analisados pelo dentista durante o planejamento do tratamento e alem disso os cuidados de higiene bucal do paciente em casa. como o escovação diária e o uso de fio dental diária.

Alguns fatores influenciais na longevidade dos implantes dentários são:

– Quanto osso em volume existe na area onde o cirurgião dentista vai por o implante
– A qualidade de osso na area de implante
– Quanto forca o paciente está exercendo na area de implante
– O material de composicao do implante dentario que depende do fabricante
– O nivel de experiencia de cirurgiao dentista
– O laboratório e experiência de mestre ceramista
– O material de consumo e demais materiais utilizado na confecção de prótese sobre o implante

A qualidade de materiais utilizados e outro fator a levar em consideração. Pois vão influenciar muito o resultado final. Detalhes microscópicos como quantos espiras o implante possui, o formato de espiras, A altura de pescoço do implante, o diâmetro de implante, o material utilizado no confecção de implante, etc…

Outro fator importante na longevidade de implantes é como o dentista restauradora vai equilibrar as cargas mastigatorias exercidos nos implantes pois a maioria das vezes que aconteca o fracasso de um implante é devido aos condições de sobrecarga dos implantes.

O paciente deve manter as consultas periódicas para fazer um avaliação de condição dos implantes e também de cargas mastigatórias sobre o implante. As vezes seu dentista precisa a ajustar a mordida para evitar a sobre carga dos implantes.

A saúde sistêmica do paciente também poderia influenciar bastante a longevidade do implante. Pacientes com doenças sistêmicas quais influenciam o sistema imunológico do organismo tem mais chance de fracasso dos implantes no medio a longo prazo. Doenças como Diabetes, Osteoporose, Osteomyelite, entre outros precisam ser avaliados junto com o médico responsável do paciente para verificar os riscos e complicações envolvidos.

Portanto a consulta inicial é critical para seu dentista realizar um avaliação detalhado e completo para estudar e analisar todos os fatores responsáveis, os quais poderiam haver mais de 50 fatores contribuentes na longevidade de um caso de implantes dentários.
Muitas vezes é comum para ambos o paciente e dentista apressar esta parte crucial a fim de começar o tratamento o quanto antes. Isso é um dos razoes mais comuns de fracassos dos casos de implantes. O planejamento do tratamento deve ser estudados minuciosamente pelo cirurgião dentista e o dentista restauradora para levar em conta todos os variáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *